Laboratórios associados    
 

Laboratório de Tecnologia de Processamento Primário – LTPP 
   
Objetivo:
Laboratório com 100 m2 de área que objetiva o desenvolvimento das linhas de pesquisa nas áreas de processamento primário e caracterização de petróleos.
 
 
 
 
 
 
 
 
Laboratório de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental – LARHISA
 
Objetivo:
Laboratório avançado de tratamento de água com 100m2, anexo ao LARHISA objetiva realizar as análises laboratoriais necessárias para apoiar pesquisas pioneiras sobre tratamento e reuso de águas da produção de petróleo.
 
 
Laboratório de Refino e Tecnologias Ambientais - LABTAM
 
Objetivo:
Laboratório avançado com 200m2 no Núcleo de Processo da UFRN para tratamento de águas por processos adsortivos (físico-químicos), pretende melhorar a infra-estrutura laboratorial da área de Tecnologia Ambiental que mantém parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) na referida área de atuação, localizado no Departamento de Química da UFRN.
 
Laboratório de Membranas e Colóides para Tratamento de Águas – LAMECO
 
Objetivo:
Laboratório de 100m2, anexo ao laboratório de Membranas e Colóides (LAMECO), que permitirá a realização de experimentos específicos e ensaios laboratoriais dentro de projetos de pesquisa voltados para o reaproveitamento de águas produzidas com aplicação em irrigação de mamona ou reinjeção.
 
Laboratório de Hidrogeologia – LAHIDROGEO
 
 Objetivo:
Laboratório avançado de Hidrogeologia, com cerca de 100m2, no intuito de desenvolver processos específicosde tratamento, análise, interpretação e integração de dados hidrogeológicos das unidades hidroestratigráficas da Bacia Potiguar/RN, tendo em vista formular modelos hidrogeológicos conceituais e modelos matemáticos do Aqüífero Açu.
 
Laboratório de Análise Térmica e Eletroanalítica para Avaliação da Pontecialidade da PERLITA
 
Objetivo:
Laboratório de Análise Térmica e Eletroanalítica compreendendo 40m2, para avaliação da potencialidade da Perlita na adsorção de sais dissolvidos e metais pesados em “água produzida”, a partir da realização de ensaios físico-químicos laboratoriais, com o intuito de verificar a utilização dessa água na irrigação da cultura do atriplex nummularia, mais comumente conhecida como “erva-sal” na região de Mossoró, principal produtor de petróleo do Rio Grande do Norte.
 
Laboratório de Monitoramento, Tratamento e Reúso de Resíduos da Indústria de Petróleo - LAMTRE
 
Objetivo:
Laboratório de monitoramento, tratamento e reúso de resíduos da indústria de petróleo (LAMTRE), com 360m2, gerando infra-estrutura e competência para atender às demandas de análises químicas em resíduos sólidos, águas naturais, industriais e residuais.
 
Laboratório Central de Tratamento de Resíduos - CATRE
 
Objetivo:
Laboratório de aproximadamente 220m2 que objetiva o aprofundamento das pesquisas avançadas na área de tratamento de resíduos, dando suporte aos Laboratórios de Engenharia Bioquímica (LEB), Fotoquímica e Equilíbrio de Fases (LFOTEQ) e Tecnologia de Tensoativos (LTT), localizados no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
 
Laboratório de Desenvolvimento de Processos e Catalisadores na Área de Refino na UFRN - CATALISADORES
 
Objetivo:
Construção de um laboratório avançado com 200m2 no Núcleo Regional UFRN para desenvolvimento de processo e catalisadores para gaseificação e outros processos de refino de petróleo e biomassa.
A implantação do Laboratório de Catálise e Materiais (LCM), no Núcleo Regional da UFRN, denominado de Núcleo de Processamento Primário e Reúso de Água Produzida e Resíduos (NUPRAR), visa atender a demanda nacional e do Rio Grande do Norte, relativas ao desenvolvimento de produtos, processos, metodologias e transformação de produtos, como óleo pesado e biomassa.
 

ACESSO RESTRITO
Login:
Senha:
Perfil:
Esqueci minha senha
PARCERIAS
 
           
 



   
           

Todos os direitos reservados NUPRRAR - 2014