Projetos    
 

Infra-estrutura
  CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS - Implantação de infra-estrutura para caracterização de reservatórios de petróleo, fluidos e incrustações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Projeto que tem como objetivo criar a infra-estrutura laboratorial para ampliar e consolidar a Central Analítica (CENTRAL) e os Laboratórios Associados. O propósito é atender novas demandas de pesquisas e desenvolvimento, bem como, os Programas de Formação de Recursos Humanos da ANP e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia do Petróleo da UFRN, que desenvolve pesquisas na área de petróleo e gás.

Coordenador: Djalma Ribeiro da Silva, - Docentes:

  CENTRAL DE ANÁLISES - Implantação de uma Central de Análises no Núcleo de Processamento na UFRN
    Laboratório com 380 m2 que objetiva a realização de análises preliminares de águas produzidas, resíduos sólidos e a caracterização e processamento primário de petróleo; para instalar de forma adequada os equipamentos necessários para preparação e abertura de amostras e os equipamentos multi-usuários, de tal forma que atenda de maneira eficaz os projetos do Núcleo e as demandas da área de petróleo da região, envolvendo análises físicas e químicas não específicas

Coordenador: Djalma Ribeiro da Silva, - Docentes:

  LTPP - Implantação da Infra-estrutura do Laboratório de Tecnologia de Processamento Primário na UFRN
    Laboratório com 100 m2 de área que objetiva o desenvolvimento das linhas de pesquisa nas áreas de processamento primário e caracterização de petróleos.

Coordenador: Djalma Ribeiro da Silva, - Docentes:

  LABTAM - Implantação da Infra-estrutura Física do Laboratório de Tecnologia Ambiental na UFRN
    Laboratório avançado com 200m2 no Núcleo de Processo da UFRN para tratamento de águas por processos adsortivos (físico-químicos), pretende melhorar a infra-estrutura laboratorial da área de Tecnologia Ambiental que mantém parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) na referida área de atuação, localizado no Departamento de Química da UFRN.

Coordenador: Marcos Antônio de Freitas Melo, - Docentes:

  CATRE - Implantação do Laboratório Central de Tratamento de Resíduos na UFRN
    Laboratório de aproximadamente 220m2 que objetiva o aprofundamento das pesquisas avançadas na área de tratamento de resíduos, dando suporte aos Laboratórios de Engenharia Bioquímica (LEB), Fotoquímica e Equilíbrio de Fases (LFOTEQ) e Tecnologia de Tensoativos (LTT), localizados no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Coordenador: Gorete Ribeiro de Macedo, - Docentes:

  LAMTRE - Implantação do Laboratório de Monitoramento, Tratamento e Reúso de Resíduos da Indústria de Petróleo na UFRN
    Laboratório de monitoramento, tratamento e reuso de resíduos da indústria de petróleo (LAMTRE), com 360m2, gerando infra-estrutura e competência para atender às demandas de análises químicas em resíduos sólidos, águas naturais, industriais e residuais.

Coordenador: João Bosco de Araújo Paulo, - Docentes:

  PERLITA - Implantação da Infra-estrutrura do Laboratório de Análise Térmica e Eletroanalítica para Avaliação da Potencialidade da Perlita na UFRN
    Laboratório de Análise Térmica e Eletroanalítica compreendendo 40m2, para avaliação da potencialidade da Perlita na adsorção de sais dissolvidos e metais pesados em “água produzida”, a partir da realização de ensaios físico-químicos laboratoriais, com o intuito de verificar a utilização dessa água na irrigação da cultura do atriplex nummularia, mais comumente conhecida como “erva-sal” na região de Mossoró, principal produtor de petróleo do Rio Grande do Norte.

Coordenador: Nedja Suely Fernandes, - Docentes:

  CATALISADORES - Implantação da Infra-estrutrura Física do Laboratório de Desenvolvimento de Processos e Catalisadores na Área de Refino na UFRN
    Construção de um laboratório avançado com 200m2 no Núcleo Regional UFRN para desenvolvimento de processo e catalisadores para gaseificação e outros processos de refino de petróleo e biomassa. A implantação do Laboratório de Catálise e Materiais (LCM), no Núcleo Regional da UFRN, denominado de Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Águas e Resíduos (NUPRAR), visa atender a demanda nacional e do Rio Grande do Norte, relativas ao desenvolvimento de produtos, processos, metodologias e transformação de produtos, como óleo pesado e biomassa.

Coordenador: Dulce Maria de Araújo Melo, - Docentes:

  LARHISA - Adequação do Laboratório de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da UFRN, para atuar no segmento de produção de petróleo
    Laboratório avançado de tratamento de água com 100m2, anexo ao LARHISA objetiva realizar as análises laboratoriais necessárias para apoiar pesquisas pioneiras sobre tratamento e reuso de águas da produção de petróleo.

Coordenador: Cicero Onofre de Andrade Neto, - Docentes:

  LAMECO - Ampliação do Laboratório de Membranas e Colóides para Tratamento de Águas
    Laboratório de 100m2, anexo ao laboratório de Membranas e Colóides (LAMECO), que permitirá a realização de experimentos específicos e ensaios laboratoriais dentro de projetos de pesquisa voltados para o reaproveitamento de águas produzidas com aplicação em irrigação de mamona ou reinjeção.

Coordenador: José Luis Cardozo Fonseca, - Docentes: Márcia Rodrigues Pereira,

  LAHIDROGEO - Criação, Montagem e Implantação de Laboratório de Hidrogeologia na UFRN
    Laboratório avançado de Hidrogeologia, com cerca de 100m2, no intuito de desenvolver processos específicos de tratamento, análise, interpretação e integração de dados hidrogeológicos das unidades hidroestratigráficas da Bacia Potiguar/RN, tendo em vista formular modelos hidrogeológicos conceituais e modelos matemáticos do Aqüífero Açu.

Coordenador: Jose Braz Diniz Filho, - Docentes:



Pesquisa e desenvolvimento
  Aplicação de Microemulsões na Área de Produção de Petróleo
    Estudar sistemas microemulsionados para aplicação na resolução de problemas encontrados nos processos de produção de petróleo.

Coordenador: Afonso Avelino Dantas Neto, - Docentes: Tereza Neuma de Castro Dantas,

  Estudo de Processos Evaporativos para Dessalinização de Água Produzida de Petróleo
    Projeto de P&D que visa avaliar a eficiência termodinâmica de um equipamento de evaporador protótipo aplicado à dessalinização de água produzida de petróleo. Dados de equilíbrio líquido-vapor serão determinados para a água produzida de petróleo com vistas ao projeto e operação do processo de evaporação térmica.

Coordenador: Osvaldo Chiavone Filho, - Docentes:

  Desenvolvimento de Metodologia para a Determinação da Curva de Evolução de Gás Sulfídrico de Petróleo
    Projeto de P&D que objetiva o desenvolvimento de novas metodologias para a caracterização de petróleos pesados através de termogravimetria acoplada à espectrometria de massa (TG-MS) e pirólise seguida de cromatografia a gás acoplado a espectrometria de massa (Py-GC/MS).

Coordenador: Antônio Souza de Araújo, - Docentes:

  Avaliação da Eficiência de Inibidores de Incrustação em Reservatórios da UN-RNCE
    Projeto de P&D que visa estruturar o Laboratório de Pesquisa em Petróleo (LAPET) para atender as demandas relativas às análises de incrustação da PETROBRAS no Departamento de Química da UFRN. Realizando testes, comparando resultados e utilizado metodologias para analisar diversos inibidores de incrustação frente a diferentes formações, de modo a oferecer informações para projetos futuros de injeção de inibidor de incrustação, de interesse da PETROBRAS.

Coordenador: Rosangela de Carvalho Balaban, - Docentes:

  Gestão Tecnológica do Núcleo Regional da UFRN
    Projeto que objetiva viabilizar a execução da Gestão Tecnológica do Núcleo Regional da UFRN, desenvolvendo projetos de Pesquisa e Desenvolvimento

Coordenador: Tereza Neuma de Castro Dantas,Djalma Ribeiro da Silva, - Docentes:

  Geoquímica de Água Produzida em Campos Maduros - Aplicação de Monte Alegre - Bacia Potiguar, Parte Emersa, RN
    Este projeto objetiva criar padrões hidrogeoquímicos de referência para cada zona-reservatório de produção e/ou grupos de zonas-reservatórios da Formação Açu no campo de Monte Alegre, para serem utilizados como ferramentas indicadoras frente a intervalos produtores de água nos poços produtores de petróleo.

Coordenador: Djalma Ribeiro da Silva, - Docentes:

  Uso Racional e Reúso Controlado de Águas na Sede da UN-RNCE
    Este projeto tem por objetivo implementar estrutura física e procedimentos operacionais que assegurem condições de controle sanitário e ambiental ao programa de uso racional e reúso de águas da Sede da Unidade de Negócios RN/CE da PETROBRAS, em Natal.

Coordenador: Cicero Onofre de Andrade Neto, - Docentes:

  Mapeamento Hidrogeoquímico das Águas da Formação Pendências na Bacia Potiguar
    O presente Projeto tem por objetivo estudar e determinar as características geoquímicas das águas subterrâneas da Formação Pendências na Bacia Potiguar, por compartimento tectono-estrutural e por seqüência deposicional; bem como elaborar o mapeamento hidrogeoquímico das águas subterrâneas da Formação Pendências.

Coordenador: Jose Braz Diniz Filho, - Docentes:

  Mapeamento de resultados de análises de resíduos e incrustações visando a identificação das causas da sua formação
    Este projeto tem como objetivo realizar análises e pesquisas das causas, locais de ocorrência, intensidade de incrustação e corrosão em dutos e instalações da UN-RNCE, visando formar um banco de dados de causas e efeitos que servirá de base para remediar o problema.

Coordenador: Djalma Ribeiro da Silva, - Docentes:

  Dessulfurização por Processo de Flotação e Adsorção de Compostos Solúveis Orgânicos e Inorgânicos em Águas Produzidas
    Este Projeto objetiva, entre outras coisas, a remoção de H2S através do processo de dessulfurização de compostos orgânicos e inorgânicos solúveis em água produzidas, utilizando-se de um processo combinado e seqüenciado de flotação e adsorção; a construção de uma unidade integrada de coagulação, flotação e adsorção para ensaios de campo.

Coordenador: Marcos Antônio de Freitas Melo, - Docentes: Dulce Maria de Araújo Melo,

ACESSO RESTRITO
Login:
Senha:
Perfil:
Esqueci minha senha
PARCERIAS
 
           
 



   
           

Todos os direitos reservados NUPRRAR - 2014